Dona Rosa festeja 10 anos

Na Vila Jataí (no Alto de Pinheiros), casa completa 10 anos e se reafirma como espaço de celebração de histórias e amizades em torno da pizza

Uma tradição familiar, o desejo de acompanhar mais de perto o crescimento dos filhos, o sonho de cultivar as amizades que nasceram em um bairro, o amor à gastronomia e finalmente, um ponto de encontro acolhedor para celebrar tudo isso. Esses foram os motivos para que o casal Cecília Lotufo e Alexandre Leichsenring fundassem, há exatos 10 anos, a Dona Rosa, uma pizzaria na Vila Jataí, no Alto de Pinheiros, numa charmosa casinha.

Com jeito de casa da avó, especialmente para receber crianças, jovens e adultos, Dona Rosa tem um salão interno, um quintal com muitas plantas, uma varanda e ainda uma área com forno a lenha para eventos particulares durante a semana. A pizzaria é resultado de muitos anos de experiência, criatividade e também preocupação ecológica.

A massa da pizza é leve e saudável, porque é feita em um processo de fermentação lenta, com um misto de farinha de trigo 00 argentina e farinha de trigo integral italiana. O molho é de tomate fresco, sem sementes, para baixar o nível de acidez, e os ingredientes são cuidadosamente escolhidos. O forno a lenha mantém a temperatura altíssima, recomendável para a pizza perfeita, além de reforçar o sabor defumado.

Além das pizzas tradicionais, a casa oferece no cardápio receitas que foram criadas a partir de encontros e degustações com especialistas e amigos, como Shimeji ao limão e tomilho ou Caprino, com queijo de cabra, presunto parma e alecrim. Há outras exclusivas, como a Primavera (mussarela de búfala, tomate cereja, manjericão e alho cru), a Dona Rosa (mussarela, cenoura e gengibre), a recém lançada de Meia Cura, com alho poró e mel, e o cardápio vegano.

A casa oferece, além das cervejas convencionais, chope artesanal IPA e uma carta de vinhos elaborada pensando em bom custo benefício, com rótulos argentinos, chilenos, italianos, espanhóis, portugueses e brasileiros.

Faixa de preço das pizzas de 8 pedaços: R$ 69 (mussarela ou margherita) até R$ 114 (caprino).

Consciência ecológica

A pizzaria foi uma das pioneiras em práticas ecológicas no bairro, incentivando um comportamento mais responsável também entre seus vizinhos com relação ao meio ambiente e conservação dos espaços comunitários. A preocupação ambiental foi levada em conta já na reforma do imóvel, em que a área permeável foi ampliada, as janelas e azulejos da parede reaproveitados, e a estrutura adaptada para reutilização da água da chuva. O projeto é do arquiteto Vitor Lotufo, dono de um estilo artesanal ímpar.

A escada caracol é uma atração à parte: estruturada sem ferragens, é inteiramente feita de tijolo aparente, uma verdadeira obra de arte. Toda a lenha utilizada no forno da pizzaria é ecológica, feita a partir de serragens e sobras. Esse ativismo ecológico, incorporado pelos moradores da região, contribuiu para que a Vila Jataí, onde a pizzaria está localizada, e outras duas vilas, a Ida e a Beatriz, caminhassem juntas para se transformarem em um ecobairro. Sendo assim, os moradores e comerciantes das três vilas desenvolvem ações voltadas à sustentabilidade, ao convívio social, a troca solidária entre as pessoas e o resgate da história local.

A história da Dona Rosa

A família Lotufo já é consagrada na arte de fazer pizza e a decisão de seguir essa tradição não foi tão difícil. No entanto, Cecilia e Alexandre, não tinham o lugar e tão pouco o nome para continuar essa história, o que se sabia apenas era a necessidade de ser um espaço acolhedor, tipo casa de avó. Não demorou muito e uma linda e antiga casinha no número 242 da Rua Caminha de Amorim foi encontrada, bem perto de onde a família fincou suas raízes na cidade. A proprietária do imóvel era Dona Rosa, uma senhora conhecida no bairro por sua simpatia. E então, o casal teve a certeza de que era o lugar certo, e a pizzaria, já tinha um nome, era a casa da Dona Rosa.

Dona Rosa: Rua Caminha de Amorim, 242 – Vila Jataí – Alto de Pinheiros – São Paulo. Horário de funcionamento: de terça a quinta e aos domingos, das 18h30 às 23h30. Sexta e sábado, das 18h30 até 24h30.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s