Nutricionista dá dicas de comidas que podem evitar o surgimento de problemas renais
As pessoas que não têm uma rotina de hábitos saudáveis costumam estar mais vulneráveis ao surgimento de doenças. Em relação ao estilo de vida, os fatores que causam problemas renais são tabagismo, excesso de álcool e a falta de ingestão de água. Além disso, comorbidades, como hipertensão e diabetes, contribuem para o surgimento de doenças renais.
Para reduzir as chances desse problema aparecer, Camila Vilela, especialista em Nutrição Clínica e professora do curso de Nutrição do Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, dá dicas de alimentos que têm um papel importante nessa situação. “Frutas cítricas, como limão, laranja e acerola, são uma ótima opção para prevenção da doença renal. Também é essencial incluir verduras, vegetais, nozes, legumes, laticínios desnatados e grãos integrais no cardápio. Esses alimentos reduzem as chances de cristais de cálcio serem formados nos rins”.

As dietas para quem deseja cuidar bem dos rins devem possuir pouca quantidade de gorduras saturadas e trans, assim como a redução de carnes vermelhas ou processadas, frituras e alimentos com muito açúcar. Também é fundamental o cuidado com o excesso de sódio, pois esse eletrólito pode resultar em doenças que facilitam o surgimento de problemas renais, como o caso da hipertensão.
Fonte: Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista