Fruto da Amazônia brasileira pode ser utilizado em receitas de bolos, mousses, geleias e preparo de sucos
Conhecido por ser próximo à família do cacau, o cupuaçu tem um cheiro forte e doce. Por dentro da casca dura, há uma polpa ácida e diversas sementes. Esse fruto traz diversos benefícios à saúde e à pele, já que sua gordura é utilizada em cosméticos.

“O cupuaçu é rico em vitaminas, entre elas A, B1, B2 e C. Também possui sais minerais, fósforo, aminoácidos, ácido graxos e fibras, como a pectina, responsável pela melhora dos níveis do colesterol”, explica Fabiana Freire, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.
Além de auxiliar o emagrecimento e melhorar a digestão, esse fruto atua de outras formas no organismo. “Por conta das suas propriedades anti-inflamatórias, ele é capaz de aliviar dores. Além disso, ajuda na prevenção do câncer e de problemas cardiovasculares. Para quem procura alimentos que saciem bem e forneçam a energia necessária para o dia, o cupuaçu é uma ótima opção”, adiciona Fabiana.

Considerado um superalimento, é recomendado consumi-lo diariamente. O fruto pode estar presente em sorvetes, doces, sucos, tortas, entre outros. Há várias maneiras de adicioná-lo à dieta.
Fonte: Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista