Festas de fim de ano não precisam ser um pesadelo para quem tem restrição alimentar 

Ao utilizar bebidas e farinhas à base de arroz, celíacos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca podem aproveitar as comemorações sem desconforto

Tradicionalmente lembrado pelas comidas gostosas e mesa farta, dezembro é o mês de reunir a família e comemorar mais um ciclo que se encerra. Com as festas de fim de ano, é comum se ter à disposição uma infinidade de pratos doces e salgados. Mas e quem possui algum tipo de restrição ao trigo e ao leite? Essas pessoas não precisam ficar de fora das celebrações, tendo em vista que podem substituir os ingredientes por versões hipoalergênicas, como os produtos RisoVita.

Com o Natal e Ano Novo se aproximando, muitos alérgicos ou intolerantes já ficam aflitos só de pensar no cardápio da data, uma vez que ao ingerirem alimentos do gênero, sentem grande desconforto gástrico. Com o intuito de agregar no cotidiano dessas pessoas, bem como proporcionar versatilidade na hora de cozinhar, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – dispõe de uma gama de produtos à base de arroz.

“A alimentação é uma questão de equilíbrio e todos merecem a oportunidade de fazer uma refeição diferenciada, principalmente nesta época. O interessante é já se programar e pesquisar receitas inclusivas. Normalmente, quem possui alguma restrição está acostumado a preparar sua porção individual, mas é sempre interessante se atentar a esse detalhe”, afirma a nutricionista da SaudaBe Group, Victoria Vintecinco.

A internet tem se mostrado um mar de ideias, com inúmeras receitas saborosas disponíveis que auxiliam quem precisa fazer tais modificações na alimentação. Ao encontro disso, na visão da nutricionista, a percepção das pessoas está mudando, fazendo com que surjam mais adeptos a esse estilo de alimentação. “Muitas vezes consumimos alguma receita que não possui trigo ou leite e nem notamos a diferença. Ao embarcarmos nesse universo, percebemos que não precisamos mudar nossa alimentação inteira para ter uma melhor qualidade de vida”, destaca. 

Sabor em cada mordida

O momento de confraternizar não precisa se tornar um peso para intolerantes, celíacos ou com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Ao substituir os ingredientes tradicionais por bebidas, farinhas ou misturas para pães e bolos feitas a partir do arroz, o consumidor continua tendo a liberdade de se aventurar e descobrir novos pratos e sabores.

“Sabemos que é um momento de descontração, mas mesmo assim devemos nos atentar a nossa saúde e não ingerir comidas que possam acabar nos prejudicando. Afinal de contas, ninguém quer acabar com a festa. Levando em consideração que o tempo de preparo é praticamente igual, vale mais a pena investir em pratos que nos fazem bem”, comenta Victoria.

Receitas para toda a família

Pensando naqueles que adoram uma sobremesa na Ceia de Natal ou na janta da virada, durante todo o mês de dezembro, a RisoVita disponibilizará receitas especiais em suas redes sociais, pelo @risovitaoficial. Dessa maneira, quem desejar preparar algo diferente e saboroso para degustar em conjunto com família terá à disposição diversas opções que combinam perfeitamente com esta época do ano.

Pudim inclusivo

Indicado especialmente para as pessoas que gostam de um doce após o almoço, o pudim feito com RisoVita de amêndoas perfumado com mexerica é a aposta ideal para mostrar todo o talento na cozinha. O tempo de preparo é de aproximadamente 1h30min e a receita leva poucos ingredientes.

Ingredientes

·        5 ovos;

·        3 gemas de ovo;

·        ½ xícara (chá) de RisoVita sabor amêndoas;

·        1 xícara (chá) de açúcar refinado;

·        2 colheres (sopa) de raspas de mexerica;

·        ¼ xícara (chá) de suco de mexerica.

Ingredientes da calda

·        ½ xícara (chá) água;

·        ½ xícara (chá) açúcar refinado;

·        ¼ xícara (chá) suco de mexerica.

Modo de preparo

Para fazer a calda, ponha a água e o açúcar em uma panela. Em seguida, leve ao fogo e mexa só até dissolver o açúcar, depois apenas chacoalhe levemente a panela em movimento circular, algumas vezes. Quando ferver, acrescente o suco de mexerica e continue fazendo o mesmo movimento circular até a calda começar a engrossar e escurecer levemente. Tire do fogo e despeje no fundo da forma de pudim pequena.

Em um liquidificador, bata os ovos e as gemas com a RisoVita de amêndoas, o açúcar, as raspas de casca de mexerica e o suco de mexerica. Despeje a massa na forma de pudim com a calda e asse em banho-maria a 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até o pudim estar firme. Tire do forno e espere esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, leve à geladeira para ficar firme. Por fim, desenforme o pudim e sirva.

Fonte: RisoVita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s