Nutricionista ensina como lidar com os excessos de fim de ano

As comidas mais calóricas e o álcool são presenças confirmadas nas comemorações de final de ano. A nutricionista Sophie Deram ensina a aproveitar o momento sem neura

O fim de ano de 2022 é um período de muitas festas: confraternizações, Copa do Mundo, Natal, ano novo. Muita gente reunida para celebrar e, claro, muita comida. São preparados pratos especiais e saborosos para serem compartilhados com as boas companhias.

No entanto, uma mesa farta também pode gerar o medo de ganhar peso e trazer o sentimento de culpa. Com isso, há quem adote estratégias compensatórias, como fazer jejum, praticar exercício físicos em demasia e até pular refeições nos dias que antecedem as festas, quando, na verdade, de acordo com Sophie Deram, nutricionista autora do livro best-seller “O Peso das Dietas”, compensar não é nem um pouco vantajoso.

“Ao adotar medidas compensatórias, acabamos restringindo a alimentação. E já sabemos que restringir gera mais apetite e maior desejo por alimentos, seja durante ou após as comemorações. E, se quer saber, um exagero ocasional é totalmente normal. É comum repetir aquela sobremesa preparada com tanto carinho, ou o peru, temperado de forma especial. Além disso, a variedade de preparações e a grande quantidade de comida ofertada na presença de outras pessoas pode levar qualquer um a comer mais que o habitual, o que chamamos de fome social”, explica Sophie.

Então, caso ocorram exageros, compensar não é um bom caminho e Sophie dá cinco dicas para lidar com os excessos.

1 – Escute o seu corpo
Em vez de privação de alimentos e dietas restritivas, ouça seu corpo. Ele comunica quando está com fome, quando atingiu a saciedade, quando está precisando de nutrientes e combustível e quando precisa descansar. É importante estar atento a isso e respeitar vontades.

2 – Volte à sua rotina habitual
As festas de fim de ano fazem parte de um período atípico do ano, após a celebração a dica é voltar à rotina, com horários regulares para se alimentar e consumindo preferencialmente comida fresca e caseira.

3 – Aprenda a lidar com os excessos
Sabendo que as comemorações se aproximam, não coma menos nos dias anteriores com o intuito de se esbaldar e posteriormente restringir a alimentação novamente. “É importante estar bem nutrido antes e após essas comemorações. E ao longo das festas o melhor a se fazer é aproveitar, comendo até atingir a saciedade e beber com moderação”, reforça Sophie.

Adobe Stock

4 Beba bastante água
É importante hidratar-se e repor os líquidos perdidos nas festas. Portanto, consuma bebidas de que gosta, dando preferência à água.

Freepik

5 – Coma com prazer e sem culpa
“Lembre-se que não existem alimentos bons e ruins. Não é o petisco durante ou a rabanada no Natal que irá fazer você engordar. Por isso, deixe as neuras de lado e saboreie os alimentos. Você vai ver que assim fica mais fácil comer com moderação”, conclui Sophie.

Fonte: Sophie Deram é Ph.D, doutora pela USP, engenheira agrônoma, nutricionista, pesquisadora em comportamento alimentar, influenciadora, palestrante e autora dos livros best-sellers “O peso das dietas” e “Os 7 pilares da saúde alimentar”. Defensora do prazer de comer e do comer consciente. Desenvolveu o Método Sophie de atendimento sem dieta voltado para todos os profissionais de saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s