Dicas para ter equilíbrio alimentar durante o período de férias

A nutricionista da Cyber Cross, Luana Rocha, apresenta algumas dicas para potencializar a detoxificação

Uma dieta balanceada, que prioriza o consumo de alimentos nutritivos que auxiliam na eliminação das toxinas ingeridas e acumuladas no organismo, é chamada de detoxificação. Entre as substâncias prejudiciais ao organismo estão os xenobióticos e os endógenos, que podem ser de origem alimentar ou ambiental. Ao entrarem em contato com o organismo, tornam-se tóxicos e acabam alterando funções, bloqueando reações e causando diversas complicações à nossa saúde.

Outras substâncias que agridem consideravelmente o organismo são os agrotóxicos e demais aditivos químicos, que também possuem a capacidade de intoxicar o corpo. Com esse quadro, a nutricionista da Cyber Cross, Luana Rocha, apresenta algumas dicas importantes para que o processo de detoxificação seja feito de forma correta.

Adobe Stock

“Sempre dê prioridade para os alimentos orgânicos, beba muita água potável, aumente o consumo de fibras durante as refeições, procure manter o intestino saudável, beba sucos verdes pela manhã para potencializar a detoxificação, além de comer mais vegetais folhosos escuros. Outra dica é que, sempre que puder, faça preparações com cúrcuma, sendo um potente antioxidante e anti-inflamatório”, aponta a nutricionista da Cyber Cross.

Luana Rocha também lista uma série de alimentos que possuem compostos bioativos que favorecem o processo de detoxificação. “É uma lista extensa, que pode ajudar na hora de montar as receitas desse período de purificação do organismo. Vale variar e usar todos na hora de montar os pratos”, afirma.

Wonjae Lee por Pixabay

Entre os ingredientes estão: canela, manjericão, pimenta preta, pimenta caiena, sementes de mostarda, cúrcuma (açafrão da terra), alecrim, cominho, gengibre, páprica, sálvia, coentro, tomilho, alho, orégano, cebola, castanha-do-pará e os vegetais avermelhados.

“Lembre-se que uma alimentação saudável naturalmente nutre o organismo e auxilia na eliminação de toxinas, favorecendo equilíbrio e vitalidade para seu corpo. O recomendado é fazer um programa detox de duas a quatro semanas”, destaca Luana Rocha.

Fonte: Cyber Cross

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s