7 dicas para quem quer começar o ano se alimentando melhor

Nutricionista seleciona dicas que podem ser incluídas na rotina sem grandes complicações; confira

Ter qualidade de vida é um dos pedidos mais comuns no início de todo ano novo. Para alcançar essa meta, é preciso uma combinação de sono de qualidade, exercícios físicos regulares e manter uma alimentação saudável e equilibrada, com um cardápio variado  e rico em alimentos nutritivos. 

Escolher o que colocamos no prato é o que vai gerar efeitos positivos ou negativos na condução de nossos corpos. Algumas premissas são importantes para saber como se alimentar corretamente e conseguir chegar ao objetivo no final do próximo ano. A nutricionista parceira da MadeReal, Vitória Falcão, selecionou sete dicas para quem deseja ter um ano diferente e mais voltado à saúde. 

Shutterstock

1 – Reduzir o consumo de açúcar: entre as principais ações imediatas é a redução dos açúcares para conseguir equilibrar a alimentação. O açúcar refinado, o mais comum na dieta do brasileiro, é feito a partir da cana-de-açúcar. Ela é submetida a um processo de refinação que a torna o produto uma uma grande fonte de calorias, porém, vazias, já que o processo de refinamento, tira todos os nutrientes da cana. Existem os açúcares provenientes de frutas, que são naturais e dão o sabor adocicado desses alimentos. Eles vêm em quantidades moderadas e acompanhados de fibras, tornando-os mais nutritivos e podem e devem compor uma alimentação balanceada.

2 – Alimentos orgânicos em sua alimentação: eles viraram meta para muitos brasileiros que querem uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos, que são utilizados para crescimento e conservação dos alimentos. Comprar de pequenos agricultores orgânicos é uma forma de minimizar o impacto econômico do momento, além de proteger a saúde dos efeitos negativos, e claro,  favorecer a saúde do nosso planeta  O uso de adubos químicos, fertilizantes e outros componentes podem causar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, neurológicos e de fertilidade. É preciso ter cuidado redobrado, ainda mais no momento atual com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivos.

3 – Consuma frutas diariamente: elas são alimentos que possuem a carga de vitaminas, fibras e minerais que atendem a grande parte das necessidades do corpo humano. Por possuírem tantos benefícios em um só alimento, são grandes aliadas para uma boa alimentação diversificada e rica. Tente variar as frutas para conseguir o melhor que todas podem oferecer.

4 – Fuja das gorduras em excesso: antes de tudo é preciso entender que existem as gorduras insaturadas (presentes nos alimentos de origem vegetal, como azeites e castanhas) ou as saturadas (mais encontradas nos alimentos de origem animal, como manteiga e banha de porco) que podem fazer parte de uma alimentação saudável dentro de limites pré-estabelecidos.  O que se deve evitar a todo custo são as gorduras trans porque podem não ser digeridas por completo pelo corpo e permanecer no sangue, o que aumenta o colesterol. Ela geralmente está presente em alimentos ultraprocessados, como bolachas e salgadinhos.

5 – Hidratação: a ingestão de líquidos durante todo tempo é fundamental para o equilíbrio do corpo. Devem ser consumidos cerca de dois litros de água por dia. Mas lembre-se que chás e sucos não substituem água e devem ser contabilizados de outra maneira, pois algumas bebidas podem desidratar, o que faz com que seja necessário um cuidado melhor com a hidratação.

6 – Ingerir alimentos ricos em fibras: elas são primordiais para uma dieta balanceada e de suma importância para diversas funções do corpo. Contribuir com o correto funcionamento do intestino, promover a sensação de saciedade ou até regular os níveis de açúcares e gorduras no sangue são algumas das coisas que acontecem com a ingestão desse nutriente. Para conseguir uma boa ingestão de fibras é necessário consumir grãos integrais, frutas, legumes e verduras.

7 – Preocupação com os rótulos: pode parecer algo fora do contexto, mas a preocupação em ler os rótulos também faz parte do processo de uma boa alimentação. aprenda a ler os rótulos dos alimentos. Saber exatamente o que você come e bebe é importante quando você está de olho no seu peso. Por isso, aprender a ler os rótulos dos alimentos te dará uma ideia sobre as quantidades de calorias, teor de nutrientes e também o tamanho da porção. Entre todos esses benefícios, o mais importante é sempre se atentar a lista de ingredientes, já que essa relação irá nos contar sobre densidade nutricional, que é a qualidade do produto ingerido.

Onde encontrar produtos saudáveis?

A dica é ficar de olho no rótulo para identificar as melhores escolhas dando preferência para os produtos clean label, que preservam e melhoram as características naturais dos alimentos, com compostos extraídos da natureza, sem corantes ou espessantes artificiais, a exemplo da MadeReal, que está no mercado desde 2018, oferecendo granolas, bombs e crackers feitos da forma mais natural possível e sem o uso de ingrediente de origem animal. A marca oferece diversas opções que podem agregar positivamente à estratégia nutricional de quem deseja ter uma alimentação mais saudável no próximo ano

O shot com efeito na imunidade é composto por apenas três ingredientes: Cúrcuma, gengibre e limão. A cúrcuma é um anti-inflamatório e antioxidante natural, além de ser uma excelente fonte de ferro, manganês e de vitamina B6, fibras e potássio. Nessa bebida, o limão e o gengibre contribuem para o fortalecimento da imunidade e alcalinização do sangue. Todos os shots dessa categoria não apresentam aditivos ou conservantes.

Além das bebidas, há granolas ricas ricas em fibras, que ajudam a regular a atividade intestinal evitando a sensação de inchaço abdominal, além de ter baixos índices de gordura. Já os crackers são feitos à base de castanha-do-pará, o que pode substituir os biscoitos comuns em lanches intermediários.

Fonte: MadeReal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s