Navegar na Internet pode ajudar a proteger os adultos mais velhos contra a demência

Estudo descobriu que indivíduos mais velhos que usam regularmente a internet têm quase metade da probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que não usam a internet regularmente. Por uma média de 7,9 anos – e por até 17,1 anos – os autores do estudo acompanharam a saúde cognitiva de 18.154 adultos que não sofriam de demência. As pessoas no estudo tinham entre 50 e 64,9 anos no início do estudo.

Usuários regulares de internet tiveram um risco 43% menor de desenvolver demência em comparação com usuários não regulares. Ao final do estudo, 4,68% dos indivíduos haviam sido diagnosticados com demência. O estudo também sugeriu que os efeitos benéficos do uso da internet dependiam do grau em que as pessoas estavam online, apresentando uma curva em U dos dados.

Os resultados sugerem que as pessoas cujo uso diário da internet foi entre 0,1 e 2 horas mostraram a maior redução no risco de demência. Aqueles que nunca estiveram online ou estiveram lá mais de duas horas permaneceram em maior risco de demência. No entanto, os autores alertam que pequenos tamanhos de amostra impediram a observação de diferenças significativas entre grupos de usuários.

Os autores do estudo também analisaram se o nível educacional, a etnia racial, o sexo e a geração impactavam a associação entre o uso da Internet e o risco de demência. Eles descobriram que o risco de demência não variou com base nesses fatores. O estudo foi publicado no Journal of the American Geriatrics Society Trusted Source.

A quantidade mais benéfica de uso da Internet

De acordo com Scott Kaiser, um especialista em medicina familiar geriátrica no Pacific Neuroscience Institute, não envolvido neste estudo, “havia uma espécie de ponto ideal que se você estivesse na internet por meia hora a 2 horas por dia, era protetor contra a demência. “Muito tempo na Internet não era protetor ou potencialmente prejudicial”, apontou.

Kaiser é cofundador da Determined Health, uma organização dedicada a ajudar os idosos a fortalecer seus laços sociais. Com o uso excessivo da Internet, ele observou que, se as pessoas mais velhas estão doomscrolling (gastar uma quantidade excessiva de tempo lendo grandes quantidades de notícias negativas online) ou navegando compulsivamente em feeds de mídia social carregados de más notícias, elas podem estar “altamente expostas a imagens negativas do envelhecimento e sentindo-se menos autossuficientes”. vale a pena, e se sentir mal por envelhecer […] – esse seria um exemplo em que [muito tempo] poderia ter um efeito negativo.

Muito tempo gasto na internet também pode promover um estilo de vida pouco saudável e mais sedentário. O estudo não capturou exatamente o que seus participantes estavam fazendo online, o que poderia afetar as conclusões do estudo. Snorri Bjorn Rafnsson, Ph.D. da University of West London, no Reino Unido, que também não esteve envolvido na pesquisa, disse ao Medical News Today que “esses resultados específicos merecem uma investigação mais aprofundada”.

“Quais são as razões pelas quais alguns adultos mais velhos podem passar muito tempo online? Eles são solitários? Socialmente isolado? Que outros riscos cognitivos/físicos potenciais eles podem ter? Por outro lado, o que está acontecendo entre aqueles que não usam a internet de jeito nenhum? Acho que essas são questões que podem ser mais exploradas em estudos futuros”, disse Rafnsson.

Por que o uso da Internet pode ajudar a prevenir a demência

De acordo com Kaiser, “sabemos que aprender coisas novas e permanecer cognitivamente engajados é fundamental para proteger nossos cérebros e reduzir nosso risco de demência”.

“Podemos dizer que usar a internet mais tarde na vida pode ter benefícios cognitivos diretos porque aprender e usar novas tecnologias pode estimular o cérebro e, assim, impactar positivamente a função cognitiva das pessoas”, disse Rafnsson. Ele observou que os adultos mais velhos podem usar a internet para busca de informações gerais ou para informações relacionadas à sua saúde. O advento da telemedicina apresenta outra razão para os idosos passarem mais tempo online.

O uso regular da Internet também pode proporcionar uma interação social benéfica com outras pessoas. United State Surgeon General (principal porta-voz para questões de saúde pública no governo federal dos Estados Unidos), em um comunicado intitulado “Nossa epidemia de solidão e isolamento”, descreve a importância de se sentir conectado aos outros.

Como os idosos se sentem em relação ao envelhecimento

Em geral, a participação em atividades na Internet pode promover uma visão positiva do envelhecimento, o que pode trazer benefícios à saúde. Kaiser citou o trabalho da médica Becca Levy, autora de Breaking The Age Code (quebrando o código da idade, em tradução livre). Ele o descreveu como um “trabalho incrível de onde sabemos que nossas percepções do envelhecimento realmente afetam como envelhecemos em termos de longevidade, risco de demência, exatamente como pensamos sobre o envelhecimento”.

Kaiser sugeriu três caminhos pelos quais as crenças negativas sobre a idade podem afetar o risco de demência e envelhecimento:

=Ter uma perspectiva negativa é conhecido por ser prejudicial à saúde
=Maltratar o próprio corpo como se ele fosse um carro velho que não se espera que fique na estrada por muito mais tempo é uma receita para problemas de saúde
=Níveis elevados de cortisol devido ao estresse, bem como inflamação sistêmica.

Tornar a internet mais acessível

Rafnsson propôs que “os adultos mais velhos devem ser apoiados para aprender e usar a nova tecnologia online para qualquer finalidade que desejarem. Há muitos idosos que ainda enfrentam várias barreiras, incluindo falta de habilidades técnicas, custo, falta de apoio social, etc.,explicou.

“Essas barreiras podem impedir que muitos adultos mais velhos colham os benefícios cognitivos e sociais do uso da internet, o que é realmente lamentável”, completou Rafnsson.

“Devemos trabalhar para uma sociedade mais conectada para todos”, finalizou Kaiser.

Fonte: Medical News Today

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s