Que tal essa mistura: sabor de cachaça com notas de vinho?

São dois rótulos especiais, com a bebida envelhecida em barris de vinhos vindos diretamente da Espanha, já positivados em mais de dez capitais brasileiras em menos de um ano

Que tal essa mistura: sabor de cachaça com notas de vinho? Trata-se da nova linha de cachaças Santo Grau Solera, lançada com dois rótulos – Santo Grau Solera Pedro Ximenes e Santo Grau Solera Cinco Botas. São cachaças raras de engenho, envelhecidas em antigos tonéis de carvalho vindos diretamente da Espanha para um engenho no interior de São Paulo.

Desde seu lançamento na capital paulista no segundo semestre de 2015, a linha Santo Grau Solera vem conquistando espaço em bares, restaurantes e pontos de venda do varejo em todo País. Além de São Paulo, os rótulos já podem ser encontrados em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal. Desde em supermercados, bem como em Empórios de produtos finos, em cartas de bebidas de restaurantes e bares, e e-commerce.

As cachaças raras Solera são elaboradas por um engenho histórico em Itirapuã, município do Estado de São Paulo, utilizando o tradicional método solera, conhecido por envelhecer os vinhos de Jerez pelos espanhóis. Os tonéis são empilhados de maneira que a bebida passe de tempo em tempo de um para o outro, revezando o seu descanso e mantendo a uniformidade do sabor ao final do processo. E são nesses barris, trazidos da Espanha diretamente para o engenho que produz Santo Grau, que as cachaças Solera são armazenadas.

santo grau

A Santo Grau Solera Pedro Ximenes é envelhecida em barricas de carvalho que descansavam o vinho Jerez Pedro Ximenes, de onde surgiu a inspiração para o nome da cachaça. No paladar, são notáveis as características amadeiradas que fixaram nos tonéis por anos, aliadas naturalmente à doçura da cana. E o resultado é: cor, sabor e aroma únicos, com teor alcoólico de 39%.

A Santo Grau Solera Cinco Botas segue o mesmo processo de elaboração, porém, seu envelhecimento se dá em cinco barris utilizados na Espanha para descansar o tradicional vinho de Jerez Oloroso, da Osborne. A primeira solera tinha cinco tonéis, chamados de “botas” pelos espanhóis, de onde veio o nome de batismo dessa cachaça. E são tonéis extremamente valorizados no envelhecimento de bebidas nobres, muito usados, por exemplo, nos melhores single malts escoceses, sob a denominação de envelhecidos em cherry oak casks. O aroma e o paladar com toque amadeirado prevalece e resulta numa cachaça com sabor único e teor alcoólico de 42%.

Informações: Santo Grau

Deixe um comentário