Você alimenta corretamente o seu pet?

Olá, escrevo antes da matéria para avisar que criei um novo blog para tratar apenas dos temas pets, animais de estimação, natureza, meio ambiente, comportamento: Se meu pet falasse. Vou começar a postar esses assuntos por lá, portanto, se tiver interesse, comece a seguir clicando aqui. Os demais assuntos continuam por aqui. Obrigada.

A alimentação adequada é fundamental para gerar bem-estar, qualidade de vida e longevidade aos gatos e cães. Porém, dúvidas sobre esse tema são comuns entre os tutores. Qual a quantidade ideal, qualidade dos nutrientes oferecidos, tipo de ração – seca, úmida ou ambas? O que de fato é correto?

Para auxiliar os tutores de animais de estimação com o tema, Luciana Peruca, médica-veterinária da Royal Canin, compartilhou algumas dicas:

Gatos_ração

– Fique atento! As necessidades nutricionais de seu pet não são necessariamente as mesmas que a sua. Portanto, é importante fornecer rações específicas, obedecendo espécie, raça, porte e condição de saúde dos animais.

tabela-nutricional-premium-cat-cadulto.jpg

– De olho no pacote para ter certeza que todos os nutrientes sejam fornecidos em quantidade adequada, siga sempre as recomendações da tabela de racionamento presente na embalagem da ração. Oferecer alimento em excesso é frequentemente a causa de sobrepeso.

cachorro bulldog petisco
Pixabay

– Petiscos como premiação precisam ser oferecidos com moderação! Lembre-se, eles também contêm calorias. Apenas o médico-veterinário pode fazer a orientação nutricional mais adequada a fim de oferecer a quantidade calórica ideal para seu pet.

gato comendo comida umida vetstreet
Foto: Vetstreet

– Hummmm… o alimento úmido, quando completo e balanceado, pode ser oferecido sozinho ou em combinação com a ração seca. A mistura das texturas e aromas deixa o alimento ainda mais atraente para o animal.

cachorro cocker comendo.jpg

– Faça a adaptação. Caso seu pet ainda não tenha a alimentação úmida como hábito, introduza em seu dia a dia de forma gradual, garantindo a adaptação do organismo.

ração pra cachorro

– Devagar e sempre! Vai trocar a ração do seu pet por recomendação veterinária? Lembre-se de fazer a transição gradual também.

comedouro3

– Seja estratégico: posicione sempre o comedouro em local arejado e de fácil acesso, mantendo distância do tapete higiênico do pet. Dê preferência a áreas em que o pet gosta de circular.

ringo agua fonte

– Água só faz bem! Tenha sempre água filtrada e fresca disponível, fazendo sua troca diariamente. Ter mais de um bebedouro ou fonte pela casa promove maior ingestão de líquidos.

E lembre-se, sempre siga as orientações do médico-veterinário.

Fonte: Royal Canin

 

 

 

Deixe um comentário