Chef Franco Ravioli irá cozinhar a 4 mãos com a chef Emanuela Marcon, da Osteria da Fiore, de Veneza
De 24 a 30 de outubro, o Foglia Forneria será um dos 20 restaurantes a oferecer menu especial na 11ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana. O evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, e tem como objetivo explorar a diversidade gastronômica dos diferentes territórios do país.
No Foglia, o chef Franco Ravioli receberá a chef Emanuela Marcon, da Osteria da Fiore, de Veneza. Serão 2 menus, um para o almoço com a opção de entrada, primeiro ou segundo prato e sobremesa, a R$ 85,39; para o jantar, o menu completo com quatro pratos, custará R$ 140,39.
Confira: de entrada, Saor di gamberi alla Marco Polo (Camarões em molho agridoce) ou Carpaccio di manzo e insalata di stagione (Finas fatias de carne bovina com folhas da estação). Como primeiro prato, o Tagliatelle con seppie e piselli (Massa artesanal fresca com lulas e ervilhas) ou Risotto al radicchio rosso con la salsiccia (Risoto com radicchio e linguiça) O segundo prato traz Filetto di pesce alla griglia con salsa al finocchio (Filé de peixe na grelha com molho de erva-doce) ou Osei scampai (Espetinhos de carnes mistas com polenta cremosa). De sobremesa, o Sorbetto di caffè al rum (Sorvete artesanal cremoso de café ao perfume de rum) ou Tiramisù, com biscoitos savoiardi, queijo mascarpone, cacau e café
Sobre a cozinha do Veneto
A verdadeira cozinha tradicional veneziana hoje é composta por pratos simples e nutritivos, ricos em sabor que muitas vezes combinam doce com salgado, azedo com picante. Impossível não provar o creme de bacalà, um creme feito com peixe cozido por muito tempo e servido com rodelas de polenta grelhada. Ou as sardinhas em saor, especialidade criada para manter o peixe fora do frigorífico por muito tempo, que combina pescados das terras venezianas com especiarias orientais. Um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez.
O fígado veneziano, preparado com uma quantidade substancial de cebolas cozidas por muito tempo para torná-las quase um creme. Risi e bisi (arroz e ervilhas), saboroso e delicado, é o prato veneziano por excelência servido durante os banquetes oferecidos pelos Doges, e atualmente, servido na festa de São Marcos. Bigoli ao molho, massa fresca preparada com creme de anchovas e cebola reduzida ao molho. Caranguejo, cozido com azeite, sal, pimenta e limão, leve e saboroso. Polenta e schie, pequenos e delicados camarões servidos em uma polenta cremosa e macia, absolutamente típico.

No capítulo dos doces, a confeitaria veneziana é feita principalmente de preparações secas e picantes, perfumadas e saborosas. Baicoli de molho, zaeti de açafrão, bussolà ao perfume de manteiga e baunilha, pevarini de pimenta, pan del doge suave e picante, fritoles macio e açucarado. Uma miríade de sabores e perfumes que encantam.
Uma década de Settimana
Durante o período do evento, 20 chefs de restaurantes da capital receberão 20 renomados chefs italianos, que vão executar menus a quatro mãos, em um verdadeiro intercâmbio de experiências, técnicas e valores. Nesse processo, se insere a relevância do uso de ingredientes regionais italianos (vale lembrar que a Itália é um país com mais de 300 produtos agroalimentares com selos D.O.P., I.G.P. e S.T.G.). Cada estabelecimento homenageará uma região distinta, ressaltando riquezas, sabores e peculiaridades.
Dez anos se passaram desde a estreia da Settimana della Cucina Regionale Italiana em São Paulo. De lá para cá, essa iniciativa trouxe 79 chefs italianos para a cidade, que cozinharam em 45 restaurantes da capital.
O evento nasceu em 2012, com a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que no ano seguinte as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, no ano seguinte, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália
Foglia Forneria Artigianale: Rua Domingos Fernandes 548 – Vila Nova Conceição
@fogliaforneria