A iniciativa Janeiro Branco é um movimento dedicado à conscientização sobre a saúde mental e emocional. A psicóloga Cristiane Pertusi destaca a importância deste período para refletir sobre bem-estar mental e a prevenção de transtornos psicológicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, e muitas outras lidam com transtornos de ansiedade, estresse e outros problemas de saúde mental. Estes números ressaltam a urgência de se falar sobre o assunto.
A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 por psicólogos brasileiros e desde então vem crescendo em importância e adesão em todo o país. O mês de janeiro foi escolhido por ser o período em que as pessoas estão mais propensas a fazerem planos e metas para o ano novo, o que torna o momento ideal para refletir sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional.
Cristiane enfatiza que a saúde mental é tão importante quanto a física. “Precisamos quebrar o estigma em torno da saúde mental e promover a conscientização sobre a importância de cuidar da nossa saúde emocional”, afirma.
Dicas para Cuidar da Saúde Mental:

-Pratique o autoconhecimento: entender suas emoções e reações é essencial para a saúde mental. Atividades como meditação e reflexão podem ajudar nesse processo.
-Busque suporte profissional: psicólogos e psiquiatras são essenciais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde mental. Não hesite em buscar ajuda.
-Mantenha uma rotina equilibrada: exercícios físicos, alimentação saudável e sono adequado são fundamentais para manter a mente saudável.

–Crie redes de apoio: relacionamentos saudáveis com familiares e amigos são cruciais. Compartilhar preocupações e experiências pode aliviar o estresse.
–Desenvolva hobbies: Atividades que trazem prazer e satisfação podem ser um ótimo escape para as tensões do dia a dia.
-Evite o consumo excessivo de álcool e drogas: estas substâncias podem agravar problemas de saúde mental.
–Pratique a gratidão: focar nos aspectos positivos da vida pode melhorar a saúde emocional.

-Limite a exposição às notícias negativas: consumir muitas notícias negativas pode aumentar o estresse e a ansiedade.
Fonte: Cristiane Pertusi é doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP܂Mestre em Psicologia PUCRS, Especialista em Abordagem Sistêmica pela Unifesp. Certificada como coach qualificada pela ASTD –The American Society for Training and Development, para ministrar “Coaching Certificate Program”. Qualificada pela Fellipelli Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional para aplicar o Indicador de Preferências Psicológicas – Instrumento MBTI (Myers Briggs Type Indicator). Consultora, Psicóloga e Professora Universitária. Palestrante nacional e internacional.