Outono pede vinhos de uvas potentes

A sommelière e embaixadora da adega do Oba Hortifruti, Cecília Aldaz, indica três uvas que produzem vinhos encorpados e cheios de personalidade para harmonizar com uma noite mais fria de outono

A chegada do outono demanda bebidas quentes na rotina, a fim de aproveitar ainda mais essa estação. Pensando nisso, a sommelière Cecília Aldaz, no episódio 6 da websérie Momentos, feita em parceria com o Oba Hortifruti, indica três uvas diferentes, que produzem vinhos perfeitos para esse período. “Vinhos potentes e cheios de personalidades, que preenchem a boca e que não há como errar”, fala Cecília.

As uvas Nebbiolo, Syrah e Tinta de Toro vêm da Itália, França e Espanha, respectivamente, e foram as escolhas da especialista. São vinhos intensos com um alto teor alcoólico, presentes em regiões de muito calor e de grande luminosidade, mas cada um com a sua particularidade.

“Três vinhos com personalidades diferentes, mas muito marcantes. Aqueles que você bebe e nunca mais esquece. Todos você pode encontrar na adega do Oba Hortifruti”, completa a sommelière.

A seguir, confira características sobre cada uva:

Nebbiolo

Direto da região da Itália, a uva Nebbiolo produz um vinho de cor mais clara em relação aos demais. Porém, a sua intensidade é bem marcante, por meio de notas um pouco mais florais e aroma terroso. Em um almoço ou jantar especial, ele combina com cogumelos e carnes, tendo um ótimo custo-benefício e uma qualidade impecável.

Syrah

A uva Syrah é de origem francesa. Apimentada, forte e com muita personalidade, seu vinho possui um aroma de carne, perfeito para acompanhar pratos que levam esse ingrediente. “Às vezes, o vinho dessa uva pode não ter um aroma tão agradável no começo, então é indicado que deixe ele descansar por um tempo depois de aberto, ou até colocá-lo em um decanter ou tomá-lo em uma taça um pouco maior, para deixar respirando”, orienta a profissional. Cecília ainda sugere, em alguns casos, acrescentar um pouco de vinho branco, da uva Viognier, para estabilizar e marcar mais a cor.

Sangre de toro (tinta de toro)

Foto: 123RF

Vinda de uma região da Espanha que se chama Toro, a uva Tinta de Toro é potente como o próprio nome revela. Essa região faz muito calor, podendo tirar vinhos com até 15% de álcool. Sendo assim, são bem intensos e perfumados, com aromas de muitas frutas. “Ao colocá-lo na boca, ele a deixa totalmente seca com tanta intensidade. Um vinho inesquecível!”, finaliza a sommelière.

Todo mês, um novo episódio da websérie Momentos é disponibilizado no site do Oba Hortifruti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s