Feijão faz bem à saúde e pode ser consumido todos os dias

Grão é considerado uma das comidas típicas do Brasil e faz sucesso porque pode ser preparado de formas diferentes

Feijão com arroz é uma combinação típica do Brasil e bastante consumida na mesa dos brasileiros na hora do almoço ou jantar. Nutritivo, esse grão de sucesso é muito bem-vindo e aliado da saúde porque contém proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais. Além disso, se combinado com outros alimentos, gera saciedade. No mercado, pode ser encontrado os tipos como: mulatinho, macassar, preto, branco, verde, entre outros.

De acordo com a professora do curso de Nutrição do Uninassau — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, o alimento também atua no controle de absorção de gordura, o que é essencial para o controle do colesterol.

“Ele também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Tem baixo índice glicêmico, o que ajuda no combate a diabetes. Melhora a circulação sanguínea, o que é ótimo para diminuir doenças cardíacas e é rico em ferro (lembrando que precisamos associar a um alimento cítrico para poder ter o ferro do feijão biodisponível) e potássio, auxiliando no controle da anemia”, ensina.

Só no Brasil, existem 16 tipos diferentes de feijão. Essas variações são de cor, tamanho e sabor, como fradinho, muito usado nas receitas de acarajé, o verde, que é muito consumido em arrumadinhos e o tradicional preto que compõe a feijoada.

“Eles possuem propriedades nutricionais parecidas, com poucas variações. O que faz a diferença é a forma como é preparado. Se for acompanhado de legumes, verduras e hortaliças, fica bem rico nutricionalmente, mas, se for com carnes muito salgadas e gordurosas, pode deixar a refeição mais gordurosa, deliciosa, mas não tão nutritiva”, comenta.

Fonte: Uninassau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s