Os benefícios do milho, protagonista das festas juninas

Devido às suas riquezas, o cereal é considerado um superalimento

Canjica, pamonha, pipoca, mugunzá, broa, cuscuz e bolo são alguns pratos juninos preparados com o milho, considerado o alimento protagonista da festa nordestina. Por muito tempo, esse cereal foi o sustento de vida de diversas civilizações, pois, além de ser uma fonte de energia, possui antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.

André Nascimento, nutricionista e professor de Nutrição da Uninassau Recife, comenta que, por ser um alimento rico nutricionalmente, o milho é capaz até de prevenir doenças. “Esse cereal tem diversos benefícios. Um deles é seus componentes serem capazes de combater o câncer de mama ou fígado, pois os antioxidantes protegem o corpo. Esse superalimento também traz outras vantagens para a saúde das pessoas. Enquanto a vitamina B1 melhora o funcionamento do metabolismo, as fibras presentes na casca facilitam o trabalho do intestino e ajudam a controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue”, explica.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios do milho, que ainda possui as vitaminas A e B3, magnésio, fósforo, cobre, zinco, potássio e fitonutrientes. É por isso que o ideal é consumi-lo em seu estado natural, aproveitando todas as vantagens que oferece. Essa fonte de riqueza costuma perder sua essência ao ser processada para se tornar um alimento industrializado.

Apesar de ser um alimento saudável, Nascimento alerta para a questão do consumo em grande quantidade. “Por ele ser uma fonte de carboidrato, o seu excesso pode contribuir para o ganho de peso ponderal. Minha dica é que as pessoas aproveitem conscientemente o período junino e tentem inserir o milho em outras refeições, pois é um alimento que pode estar presente diariamente no café da manhã, almoço ou jantar”, finaliza.

Fonte: Uninassau Recife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s