Queijos e doces para a Ceia de Natal: saiba como harmonizar

Aproveitando o clima natalino, a Flormel em parceria com a Tirolez escolheu alguns queijos que podem ser combinados com docinhos cremosos na versão zero adição de açúcares

Goiabada com queijo é uma das combinações mais populares do nosso país. Mas há muitas harmonizações possíveis entre queijos e doces que podem compor o cardápio de Natal. A combinação, além de deliciosa, também pode ser benéfica à saúde, já que o elevado teor de proteínas do queijo ajuda a tornar mais lenta a ingestão da glicose ou frutose das guloseimas. Mas antes de toda essa informação, os franceses já tinham por hábito consumir o alimento entre o prato principal e a sobremesa e estão entre os povos com menor índice de obesidade e diabetes do tipo II.  

Para quem não sabe há dois tipos de harmonizações possíveis: por semelhança ou contraste. Os queijos maturados, que têm um sabor mais presente de sal, como o azul ou o parmesão, ficam deliciosos com doces bem açucarados. O contraste entre o doce e o salgado têm um resultado surpreendente na boca. Já os queijos frescos, que são mais delicados e menos salgados, alguns com mais acidez, ficam ótimos com doces à base de frutas. A acidez da fruta se equilibra com o sabor lácteo do queijo. Esta harmonização ressalta o sabor natural e delicado da goiaba. É a harmonização por semelhança. 

Agora que você tem toda essa informação, a Flormel que acabou de lançar o Parô de Queijos Especiais em parceria com a Tirolez, um snack saudável e sem glúten, apresenta algumas possibilidades para você incluir essa combinação na sua Ceia de Natal.  

Doce de leite cremoso harmonizado com queijo parmesão: o parmesão é um queijo de origem italiana, com consistência dura, sabor picante e textura granular. O sabor picante e bem salgadinho do queijo parmesão faz uma harmonização por contraste perfeita com o doce de leite tradicional na versão zero açúcar, que não deixa nada a desejar na doçura, além de ser sem glúten e possuir uma textura perfeita para incrementar deliciosas receitas. A sugestão é servir uma tábua com o parmesão já fracionado e um pote de doce de leite. 

Goiabada cremosa com requeijão: O requeijão cremoso é delicioso e pode ser consumido de diversas formas no dia a dia, quando acompanhado com torradas, pães e lanches. Por ter consistência cremosa, ele consegue deixar as receitas com doces ainda mais saborosas e reconfortantes. As notas lácteas combinam e ressaltam o sabor da goiabada cremosa zero açúcar da Flormel, feita com 70% de goiaba, fonte de fibras e sem glúten, reproduzindo o famoso Romeu e Julieta. Se quiser um lanche ou sobremesa com ainda menos calorias, escolha o requeijão na sua versão Light, que pode ser encontrado com 33% de redução de gordura. Aceita uma dica? Misture uma colher e meia de sopa de requeijão cremoso para cada colher de sopa de goiabada cremosa. 

Mel com o queijo azul: o queijo azul é um alimento muito cremoso, com sabor intenso e picante. No mundo dos vinhos, a harmonização mais clássica é feita com essa opção junto ao vinho do Porto, que é bem doce. Esta harmonização por contraste pode ser reproduzida em um canapé com uma fatia de queijo azul regada por mel orgânico que pode ser encontrado na Flormel. Rende uma entrada surpreendente ou até mesmo uma sobremesa. Quer outra ideia? Cubra com queijo azul em pedacinhos uma simples salada crua, com alface, rúcula, radicchio ou outras verduras frescas e regue com molho feito com aceto balsâmico e mel (em proporções iguais). 

Parô de Queijos Especiais  

Para aqueles que não aguentam esperar até meia-noite para curtir as delícias da Ceia de Natal, a dica é ter o Parô de Queijos Especiais. O snack é uma receita exclusiva Flormel feita à base de farinha de grão de bico, polvilho azedo e fécula de mandioca, com os exclusivos parmesão, queijo azul e requeijão cremoso da Tirolez. Outros ingredientes naturais entram na formulação, como cúrcuma, noz moscada e extrato de alecrim. A novidade, que parece um pãozinho de queijo crocante, também é livre de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais. 

O produto pode ser encontrado na loja da Flormel. O snack também faz parte do serviço de bordo da GOL Linhas Aéreas Inteligentes. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s