Entre a pera e o queijo

Na França, em um jantar formal, após o prato principal é servido o queijo e, depois do queijo, a sobremesa. Por isso, os franceses têm a seguinte expressão: “entre la poire et le fromage” (entre a pera e o queijo), que é exatamente a receita de uma sobremesa deliciosa, indicada pela Wine to You (W2U). A expressão data do século XVII – que significava “ao final da refeição”, pois era um momento mais descontraído – e deu origem ao significado atual que é “entre duas situações”.

Para harmonizar, a sugestão da W2U é de um vinho francês, do Sudoeste, muito perfumado e frutado, para realçar o contraste entre o gosto entre o doce da pera e o salgado do queijo. O sommelier da Wine to You indica o vinho francês Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016.

Pera e Queijo

Ingredientes:
4 peras
150 g de queijo roquefort
150 g de queijo tipo Filadélfia
50 g de uvas passas
80 g de nozes picadas
4 fatias de pão de mel
300 ml de porto vermelho
500 ml de vinho tinto seco
50 g de açúcar
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Despeje o porto e o vinho em uma panela. Descasque as peras deixando-as inteiras e mantendo a cauda. Aqueça o porto e o vinho em ponto de fervura leve, mergulhe as peras, adicione as uvas passas e cozinhe por 20 minutos em fogo brando. Após este tempo, deixe as peras e uvas passas esfriarem no líquido. Enquanto isso, refogue as nozes picadas em uma frigideira. Deixe esfriar. Grelhe as fatias de pão de mel e corte num formato de disco cada fatia. Em uma tigela, com um garfo misture o Roquefort com Filadélfia, as passas escorridas e a pimenta do reino, adicione as nozes e continue misturando para obter um recheio homogêneo. Retirar as peras do vinho. Leve à fervura o vinho para fazer uma “redução” acrescentando o açúcar até obter um ponto de calda (Fio Fino). Corte as peras a 1/3 da sua altura. Com a ajuda de uma colher pequena, esvazie-os sem perfurá-los, para eliminar o coração e as sementes. Preencha as cavidades com o recheio de queijo, coloque os chapéus das peras em cima. Para dispor no prato de serviço, coloque um disco de pão de mel, a pera e despeje o caldo por cima. Arrume as peras recheadas com as fatias de pão de mel, polvilhe com o suco reduzido. Sirva à temperatura ambiente.

pera-1024x768.jpg

Preparo: 30 minutos
Cozimento: 30 minutos
serve 4 pessoas

Harmonização:

282-tarani-reserve
O Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016, é um vinho de cor escura, com tons de roxo. No nariz, frutas pretas, mirtilo e amora preta com um toque leve de baunilha. Na boca é carnudo, com taninos suaves e um final doce. Sedutor e frutado. Este vinho é melhor apreciado na sua juventude e pode ser guardado 5 anos. É parceiro ideal de queijos tipo gouda, emmenthal, carnes brancas e vermelhas. É o que os franceses chamam de “vin de copains” (vinho de amigos), aquele é escolhido para compartilhar um papo entre colegas.

Ficha técnica
Vinícola: Vinovalie
País: França
Região: sudoeste
Tipo: tinto
Variedade: 100% Malbec
Safra: 2016
Álcool: 12%

Fonte: Wine To You

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s