Confira modalidades que além de cuidar do corpo fazem bem para a mente

Mais que estar em forma ou se movimentar, uma preocupação constante para quem enfrenta os desafios do isolamento social em tempos de pandemia é manter a saúde mental. Por esse motivo, ao se exercitar em casa, uma opção interessante é optar por atividades que aliam exercício e relaxamento.

Pérsio Schiapim, profissional de educação física especializado em preparação física da Scelta Academia, parceira ClassPass, explica que a serotonina e endorfina liberadas durante a prática de atividades físicas ajudam muito na parte emocional do nosso corpo, trazendo bem estar.

O profissional listou as melhores atividades para praticar na segurança de casa que trazem benefícios além dos físicos. Segundo o profissional, a ideia é aliar os objetivos com os recursos disponíveis. Confira:

Dança

mulher-dancando
Imagem: Mzacha/Morguefile

Além de não exigir equipamentos específicos que são mais difíceis de encontrarmos em casa, a dança é uma atividade extremamente desestressante. Diminui tensões, relaxa a musculatura, controla a ansiedade, estimula a capacidade cardíaca e aumenta a auto estima. Além disso é ótima para melhorar o equilíbrio.

Alongamento

alongamento ioga pixabay
Pixabay

Neste período de isolamento, Schiapim indica exercícios que fazem uso do próprio peso do corpo, como é o caso do alongamento. A prática é uma ótima opção para o momento pois é indicada para redução das tensões do corpo e aumento da flexibilidade.

Meditação

como-comecar-meditar-natura
Não é novidade que a meditação é uma prática excelente para a saúde mental em qualquer circunstância. Estudos apontam que, além de contribuir para a redução do stress e ansiedade, a prática é responsável por melhorar a função imunológica, auxiliar na qualidade do sono, memória e cognição. Em tempos de pandemia é uma aliada e tanto para o bem estar, especialmente psicológico.

Yoga

yoga-jeviniya- pixabay
Foto: Jeviniya-Pixabay

Outra modalidade indicada pelo educador físico para relaxamento na quarentena. A orientação é escolher as práticas que envolvem apenas movimentos corporais, sem o auxílio de equipamentos. Além de auxiliar na postura, condicionamento físico, o yoga auxilia no controle da pressão e batimentos cardíacos, ajudando no combate à ansiedade e o stress. “ A importância desse tipo de aula é ser um momento para ter uma atenção plena, esvaziar um pouco a cabeça e poder equilibrar esse nosso lado que é fundamental”, completa Schiapim.

Fonte: ClassPass

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s